Capim Sudão BRS Estribo
(Sorghum sudanense)
O Capim Sudão é uma gramínea anual, originária do Sul do Egito e Sudão, que admitem ser a forma selvagem original dos sorgos cultivados atualmente. Pode crescer até 2 metros de altura, produz grande quantidade de folhas e forragens de excelente qualidade, muito apreciada pelos animais. Pode ser utilizada para cortes verdes, pastejo direto e fenação.
Prefere solos de textura média e férteis, proporcionando altos rendimentos de forragem que podem alcançar até mais de 80 t/ha de massa verde.
Recomendado para vacas leiteiras de alta produção, para preparo de eqüinos de cabanha, animais com exigências nutricionais altas.
Em relação ao manejo do capim Sudão, esse deve ser pastejado quando as plantas atingirem 0,60m, ou mais, para evitar problemas de risco de intoxicação por durrina, alcalóide nitrogenado precursor do ácido cianídrico ou prússico. Os animais têm de ser adaptados ao pastejo de capim sudão. No início do pastejo os animais não devem estar famintos, e os primeiros pastejos devem ser por períodos curtos (3 horas/dia).